terça-feira, 16 de novembro de 2010

Filhos de Pais Separados?!!

Hoje em dia a coisa mais comum é você perguntar para uma pessoa sobre seus pais e ela lhe responder que eles são separados. Tornou-se comum a separação de um casamento, mas vai bem além de uma simples separação, é a destruição de um lar. Mas como lidar com essa situação? Qual o posicionamento do jovem diante disto?
Geralmente, a separação é fruto de uma discórdia, os pais não se entendem e não dá pra levar essa vida adiante. Mas e os filhos? Alguém pensa nos filhos? É certo que quando não há mais amor e o motivo é realmente relevante a separação é inevitável. Mas será que os pais pensam no que os filhos vão sentir? Vai sempre existir um elo entre essas pessoas, e o elo somos nós, algo pra uni-los para sempre.  
Sim, eles podem até pensar nos nossos sentimentos, e seria egoísmo nosso que exigíssemos que pensassem só nos nossos, mas a parte difícil é a adaptação, eles podem colocar outras pessoas no lugar de seus parceiros, mas nossos pais serão sempre nossos pais, quem pode substituí-los? E a situação complica mais ainda quando casam novamente, alguns "novos pais" são excepcionais, mas outros..!
As vezes a sociedade pode até pensar que não tiramos exemplos disto, já que uma das definições de adolescente é: não ter maturidade para tomar exemplos alheios, já que não tiram nem de seus próprios erros, mas deixando de lado nossos estereótipos estabelecidos, tiramos exemplos com eles sim, a separação é fruto da imaturidade dos adultos, um saber sem querer assumir que sabem, que não tem controle da situação, enfim, a separação se dá por inconsequencia e irresponsabilidade, são inúmeros os fatores, o que se sabe é que todas as pessoas envolvidas vão sofrer.
Mas um dia alguém me disse:"- É da vida, acontece nas melhores famílias." Isso suou irônico, mas é assim, e sempre vamos sofrer, uns mais que os outros é claro, uns estão mais emocionalmente capazes de lidar com a situação, outros não. O que temos de saber é que devemos crescer consciente de que tudo quanto formos fazer teremos consequências, se seus pais continuam juntos, agradeça a Deus, pois isso é uma benção, se não... Bom, adaptação não é fácil, mas a vida segue.
A vida segue assim: duas casas, dois quartos, duas criações, dois mundos, duas broncas, duas risadas, duas mesadas e raramente e mais dolorosamente falando, duas pisas se for preciso. A vida multiplicada em duas, lados ruins e lados bons. Você aprende a lidar, a gente cresce e vê que a vida não é tão fácil, mas você continua vivendo.

por: Nahdila Thaís =)

7 comentários:

  1. é, temos q saber lidar com essa situação a pior parte é ter q saber obedecer duas ordens diferentes em um mesmo assunto! Pessoas q vivem essa situação tem q amadurecer cedo pra fazer suas proprias escolhas quando necessario, logico, pois independente da situação os pais ainda mandam no pedaço, ou seja, o "nariz" ainda não é nosso! rsrs

    ResponderExcluir
  2. A separação é algo muito comum hoje em dia, porém,os sofrimentos e traumas que causa nos filhos são relevantes.Seria muito bom que os casais, em especial os que têm filhos, decidissem de verdade a levar mais a sério o compromisso que assumiram.(...Até que a morte os separem).
    É obvio que seria mais doloroso,o pai ou a mãe morrer,mas assim os filhos,na maioria das vezes,não ouvirá falar mal de seu pai ou mãe.
    Um adolescente,ou um jovem,tenta não mostrar que está sofrendo,por causa da separação,tenta ser seguro e firme naquilo em que ELES decidiram.Se ELES querem se separar,então assim seja!
    Mesmo com a separação dos pais,os jovem tem que seguir em frente com a vida,viver cada momento sem olhar para trás(CARPE DIEM).

    ResponderExcluir
  3. Mayara Brena:
    aaamiga, parabéns, bom texto, concordo cntg, e ja passei por essa situação de separação, é doloroso, mas fazer o que :|

    ResponderExcluir
  4. Benedito Salazar
    Parabéns pelos níveis dos textos.

    ResponderExcluir
  5. Esse negócio de pais separados é horrivél, desde que eu nasci que meus pais se separaram, sofro muito por não saber o que é dá um presente no dia dos pais, o que é sentir aquela proteção de dizer: eu vou chamar meu pai...
    Mas agradeço a DEUS pela vida da minha Mãe (que é minha paixão)
    Às vezes choro por não ter pai, mas sonho em dá um pai pra meus filhos!

    ResponderExcluir
  6. bem eu sofro isso agora porque quando eu era pequena tinha uns 7 anos meus , pais se separaram , mais só agora eles querem assinar os papeis porque vou ficar de maior 18 anos sorte das minhas irmas que sao grandes , e nao passam por isso eu choro o dia tdo , e tenho a sensaçao de que vou ficar sozinha prq minha mae já tem um namorado e nao gostei da ideia disso prq ele quer roubar ela de mim ela é so minha e meu pai tbm ,só quero ver ela feliz e meu pai tbm sou apegada na família o que vou fezer sem eles , quando chegar meu aniversario posso morar sozinha prq vou fazer 18 anos mais sou insegura entao vou ter que ficar com minha mae e o chato do namorado dela morando junto ,porque meu pai nao tem condiçoes de sustentar eu e os cachorros mesmo que eu trabalhe sabe aff ela só fica no whats spp com o namorado todo dia e nao da bola pra mim ela ate queria ir ver ele sem mim e ver onde vamos morar nao acho justo eu ir , morar junto e nao ver nada ela só quer ir e ficar namorando ele aff eu quero ver , se ele é bom se aprovar ele ai sim ela pode namorar graças a Deus ela nao vai casar com ele porque ele tem uma filha e seria minha meia irma aff amo as minhas irmas de sangue . Só vai conviver junto com ele pode isso pensei que iriamos morar eu e ela só poxa onde fui parar , e se a gente for morar cm esse rapaz ela ainda vai me amar ? como posso lidar com isso ? me respondam urgente !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li Thomaz. O fato de sua mãe estar namorando não quer dizer que ele vai tirar ela de você. Amor de mãe pelo filho e incondicional. Ela é seu pai não deram certo, vão ter que seguir em frente.. tente ver as coisas de uma forma diferente. Sua mãe precisa de um tempo pra ela... mas proponha também um tempo somente para vocês duas.. assim ela vai perceber que vc precisa de um pouco mais de atenção.

      Excluir